quarta-feira, 12 de junho de 2013

Carboidrato não é o vilão, é o herói do ganho de massa magra e também do emagrecimento!

           Famosos pela energia que oferecem ao corpo, os carboidratos carregam consigo outro carimbo e esse, nem tão positivo: normalmente, eles são apontados como os responsáveis pelas subidas do ponteiro da balança.
         Confie apenas na primeira parte da afirmação e repense a idéia de cortar os alimentos ricos em carboidratos da alimentação. O nutriente é, sem dúvida, a melhor fonte de energia para o nosso organismo e relacioná-lo ao aumento de peso é apenas um mito, a não ser que seu consumo seja exagerado, assim como todos os nutrientes de nossa cadeia alimentar. Cada grama contém 4 calorias, mesmo número apresentado em um grama de proteína.

          Como podemos observar a base da Pirâmide Alimentar, são os carboidratos que devem ser predominantes na alimentação. A recomendação é que eles façam parte de 50 a 60% do valor calórico total do cardápio diário, seja para quem quer perder, manter ou ganhar peso, afirma a nutricionista Roberta Stella.
          Simples ou complexos?
Classificados em simples e complexos, os carboidratos desempenham papéis distintos no organismo.
  • Os simples são encontrados nos doces, no leite e nas frutas, têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido. Isso quer dizer que, depois de se deliciar com algum alimento rico em carboidratos simples, você não demora a sentir fome novamente. As frutas, por também serem ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, são as melhores opções para obter essa variação do nutriente.
  • Os complexos garantem uma saciedade prolongada por terem digestão mais lenta. Encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida.
           Cuidado com as armadilhas
A soma de calorias, porém, está longe de ser a única ferramenta para montar o cardápio adequado. As calorias são apenas um item a ser considerado na elaboração de uma dieta. Também é preciso prestar atenção na quantidade de macro-nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e sais minerais).

2 comentários:

  1. Muito legal a forma em que você explica pra gente o que são os carboidratos, bem simples e de fácil entendimento.
    Eu estou procurando mais informações a respeito e achei este outro site aqui que contém muita coisa legal a respeito também.

    ResponderExcluir