Os carboidratos são Classificados em:
Monossacarídeos: São carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. O "n" da fórmula geral (CnH2nOn) pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses (C5H10O5) e as hexoses (C6H12O6). São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise.
Ribose
Matéria-prima para a síntese de ácido ribonucleico (RNA).
Desoxirribose
(C5H10O4)
Matéria-prima para a síntese de ácido desoxirribonucleico (DNA).
Glicose
Molécula mais utilizada pelas células para a obtenção de energia.
Frutose
Função energética.
Galactose
Constitui a lactose do leite. Função energética.
Oligossacarídeos: São carboidratos resultantes da união de duas a dez moléculas de monossacarídeos. A ligação entre os monossacarídeos ocorre por meio de ligação glicosídica, formada pela perda de uma molécula de água. O grupo mais importante dos oligossacarídeos são os dissacarídeos, formados pela união de apenas dois monossacarídeos. Quando são constituídos por três moléculas de monossacarídeos, recebem o nome de trissacarídeos. Os oligossacarídeos são solúveis em água, mas como não são carboidratos simples como os monossacarídeos, necessitam ser quebrados na digestão para que sejam aproveitados pelos organismos como fonte de energia.
Sacarose
glicose + frutose
Abundante na cana-de-açúcar e beterraba. Função energética.
Lactose
glicose + galactose
Encontrada no leite. Função energética.
Maltose
glicose + glicose
Encontrada em alguns vegetais, provém também da digestão do amido pelos animais. Função energética.
Polissacarídeos: São carboidratos grandes, às vezes ramificados, formados pela união de mais de dez monossacarídeos ligados em cadeia, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses. São insolúveis em água e, portanto, não alteram o equilíbrio osmótico das células. Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.
Amido
≈1.400 glicoses
Armazenado no amiloplasto de raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Principal reserva energética dos vegetais.
Glicogênio
≈30.000 glicoses
Armazenado no fígado e nos músculos. Principal reserva energética de animais e fungos.
Celulose
≈1.000 glicoses
Função estrutural na célula vegetal, como um componente da parede celular.
Quitina
Constitui o exoesqueleto dos artrópodes e está presente na parede celular dos fungos.
Por hoje é só isso...mais deixo essas figuras abaixo para aqueles e AQUELAS que pensam em carboidrato diretoooo...kkkk...bjsss Boa noite
Curiosidades!!!
Tá bem legal. Tenta só dar uma sintetizada nas próximas postagens para que não fique muito conteúdo por postagem. Temos que ser objetivos e ao mesmo tempo concisos. Como você vai acabar falando dos vários carboidrados mais a frente bastava um exemplo de cada para ilustrar. No geral gostei muito.
ResponderExcluir