quarta-feira, 29 de maio de 2013

Corrida Turbinada


Carboidrato em gel

Composto formulado à base de carboidratos simples (derivados de frutas, mel ou cana-de-açúcar que proporcionam um rápido aumento de energia) e/ou complexos (derivados de milho ou mandioca, que liberam energia para o organismo por um período de tempo mais prolongado).

Para que serve: desenvolvido para repor ou fornecer energia. Alguns contêm sódio na composição, para evitar cãibras e acelerar a absorção. “No exercício, o glicogênio, reserva de carboidratos do organismo, é utilizado como primeira fonte de energia. Em corridas de longa duração e intensidade alta, é importante repor o carboidrato durante a prática”, revela a nutricionista Heloísa Guarita Padilha.




Quem deve tomar: a necessidade varia com a intensidade e a duração do treino. Além disso, é preciso saber quanto carboidrato foi ingerido antes do exercício e qual a necessidade de reposição com o gel. O consumo deve ser feito sempre junto com água. “Isso vai facilitar a absorção”, ensina.

Quem não precisa: se o treino durar menos de uma hora, você pode descartar o uso. “Mas depende da intensidade da corrida, por isso é importante consultar um nutricionista”, orienta. O consumo exagerado causa diarréia, diminui a queima de gordura durante o exercício e pode engordar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário