Olá pessoal, boa tarde!! Por conta de alguns problemas de internet só pude postar hoje, e com um tema interessante posso adiantar que os carboidratos estão presentes nas frutas e até em flores e que alguns medicamentos são derivados destas plantas.
Vou falar hoje de:
Glicosídeos, Frutas e Flores
Na sacarose, nos amidos e em outros polímeros de açúcar, as ligações O-glicosídicas unem açúcares a açúcares. Outras categorias de glicosídeos são conhecidas, nas quais o açúcar se liga a outro tipo de molécula. Provavelmente , o exemplo mais comum seja a estrutura dos nucleotídeos que são N-glicosídeos, nos quais o açúcar se liga a bases aromáticas nitrogenadas, como ocorre com o ATP, em muitas vitaminas, no DNA e no RNA. Nos glicolipídeos e nas glicoproteínas, os carboidratos estão unidos tanto a lipídios como a proteínas, respectivamente, por ligações glicosídicas.
Muitas substâncias de importância médica tem ligações glicosídicas como parte de sua estrutura. Os digitálicos, prescritos para indivíduos com batimentos cardíacos irregulares, é uma mistura de vários complexos esteróides com açúcares ligados. O Laetrile, um derivado do benzaldeído com uma ligação glicosídica ao ácido glicurônico, foi usado durante um certo período por se acreditar que ele combatia o câncer, possivelmente em função da porção cianeto poder envenenar as células cancerosas que crescem rapidamente. Esse tratamento não é aprovado nos EUA, provavelmente porque o cianeto tenha mais efeitos prejudiciais do que benéficos.
As cores vermelha e azul de algumas flores são derivadas de açúcares, em geral chamados de antocianinas. Esses pigmentos envolvem vários açúcares ligados ao composto cianidina e seus derivados. Tais composto são solúveis em água por causa dos grupos polares que possuem. Pode-se fazer uma titulação ácido-base em laboratório, do pigmento do repolho roxo ou do suco de framboesa. Em comparação, pigmentos em plantas cor de laranja, amarelas e verdes, tendem a ser lipídicos em suas composições e insolúveis em água.
Muitos sabores envolvem glicosídios de açúcares. Dois deles, são familiares, são a canela e a baunilha, nas quais os açúcares se liga ao cinamaldeído e à vanilina, respectivamente. Esses dois compostos são aldeídos aromáticos.
A planta dedaleira produz um importante medicamento cardíaco, a digitalina.
Postado por Geyne Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário