segunda-feira, 6 de maio de 2013

Medicamentos.

Boa noite gente,como eu havia prometido,hoje irei falar sobre medicamentos que sofre interação com as fibras.

Exemplos são os medicamentos lipossolúveis,mais lipossolúveis vem de lipídeos não de carboidrato?! Bom,muitos devem ter pensando nisto mais vou explicar.


Bom,uma vez absorvido, o medicamento necessita atingir o local onde se dará a sua ação. A distribuição do medicamentos é influenciada por diversos fatores:


Uma delas é a Afinidade por lipídios  – a afinidade por lipídios confere à facilidade em atravessar barreiras biológicas (substâncias lipossolúveis). Embora esta característica possa parecer positiva, por facilitar o deslocamento até os alvos, em alguns casos a afinidade excessiva pode facilitar a remoção do medicamento do órgão alvo, e redução de seus efeitos farmacológicos.Portanto,as fibras que é um carboidrato sofre interação quando são administrada com algum medicamento lipossolúveis.





Substâncias lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gorduras.
Essas substâncias não são solúveis em solventes orgânicos, e são solúveis em água e em gordura, portanto para irem ao tecido alvo necessitam de moléculas transportadoras como o colesterol para atravessarem o plasma sanguíneo. As vitaminas lipossolúveis se ligam a uma lipoproteína, o Quilo Mícron que atravessa a circulação linfática para entrarem no sangue e atingirem seus respectivos tecidos de depósito.

Por hoje é só...antes de administra qualquer medicamento,tire suas duvidas com médicos ou farmacêuticos,e lembrem nada auto-medicar! Olhem também a bula e vejam se o medicamento é a base de lipídeos para que não sofra interação com alguma fibra que você comeu! Bjs até a próxima!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário