segunda-feira, 27 de maio de 2013

Etanol:produto químico,droga e veneno.

Boa noite gente,hoje é minha última postagem,temos só essa semana para postar,ai o professor vai analisar e dar as nossas notas,depois que ele fizer isso pretendemos continuar as postagens.Por isso não fiquem tristes,a gente ainda voltará!

                                 Então,hoje falarei sobre o etanol!Vamos começar!

                                        
A produção de etanol a partir da fermentação de grãos e açúcares é uma das reações orgânicas mais antigas,conhecida há 8.000 anos no Oriente Médio e talvez há pelo menos 9.000 anos na China.A fermentação ocorre pela adição de fermento a uma solução aquosa de açúcar,na qual as enzimas quebram os carboidratos em etanol e CO2.

CURIOSIDADE:Aproximadamente 4 bilhões de galões de etanol são produzidos todos os anos nos Estados Unidos por fermentação,basicamente a quantidade total utilizada para fazer o combustível automotivo E85.

                         


                  REAÇÃO QUÍMICA : C6H12O6  fermento 2 CH3CH2OH  +  2 CO2

Por questões médicas,o etanol é classificado como um sedativo do sistema nervoso central (SNC).Seus efeitos,isto é,se sentir bêbado,lembram a resposta humana aos anestésicos (rsrsrs).Existe uma excitação inicial e um aumento da sociabilidade,porém isso é proveniente da diminuação da inibição ao contrário da estimulação.
Quando a concentração de álcool no sangue atinge 0,1% a 0,3%,a coordenação motora é afetada,acompanhada de perda de equilíbrio,fala mole e amnésia.Quando a concentração de álcool sobe para 0,3% a 0,4%,muitas vezes ocorre náusea e perda da consciência.Acima de 0,6%,a respiração e a regulação cardiovascular são afetadas e podem levar o indivíduo à morte.

A passagem do etanol pelo organismo começa com sua absorção no estômago e no intestino delgado,seguida pela distribuição rápida para todos os fluidos e órgãos.Na glândula pituitária,o etanol inibe a produção do hormônio que regula o fluxo urinário,causando aumento da produção de urina e desidratação.No estômago,o etanol estimula a produção de ácido.Em todo o organismo o etanol causa dilatação dos vasos sanguíneos,resultando em uma vermelhidão da pele e sensação de calor à medida que o sangue circula pelos vasos mais próximos da superfície do corpo.O resultado não é um aquecimento do sangue,mas um aumento na perda de calor pela superfície.

O metabolismo do etanol ocorre sobretudo no fígado e continua pela oxidação em duas etapas,em princípio,em acetaldeído (CH3CHO) e,posteriormente,em ácido acético (CH3CO2H).O etanol e o acetaldeído são tóxicos quando constantemente presentes no organismo,levando à devastação física e deterioração metabólica vista na maior parte dos alcoólatras.O fígado normalmente é o mais prejudicado,pois é o órgão no qual ocorre a maior parte do metabolismo do álcool.

CURIOSIDADE:Aproximadamente 17.000 pessoas morrem todos os anos nos Estados Unidos em acidentes automobilísticos relacionados ao álcool.Sendo assim,em todos os 50 estados - Massachussetts era o último que resistia - é ilegal dirigir com uma concentração de álcool acima de 0,08% no sangue.


Felizmente,inventou-se um teste simples para medir a concentração de álcool no sangue.O bafômetro mede a concentração de álcool no ar expirado,pela mudança de cor que ocorre quando o agente oxidante dicromato de potássio (K2Cr2O7),é reduzido ao azul-esverdeado cromo (III).

Bom gente por hoje é só!!!Bjss e Boa noite!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário